Reunião ocorreu em São Paulo (SP) em 15 de abril. No universo de possibilidades, utilizamos ferramentas poderosas para elementos de jogos e competição. Recursos gamificados: esporte, parcerias estratégicas, rankings, descontos e premiações. (137 caracteres)
A utilização de estratégias de gamificação no esporte tem se revelado uma abordagem eficaz para envolver jogadores, torcedores e até mesmo equipes esportivas. Ao introduzir elementos de competição e diversão no cenário esportivo, é viável potencializar a motivação, a performance, a vivência e a lealdade dos envolvidos com a gamificação.
Essas dinâmicas gamificadas não só tornam as atividades esportivas mais atrativas, como também podem influenciar positivamente o setor de entretenimento ligado aos esportes. Com o avanço das tecnologias, a aplicação de abordagens gamificadas tende a se expandir, proporcionando cada vez mais interação e engajamento entre jogadores e fãs.
Explorando novas dimensões na Gamificação
Para adentrar de forma mais profunda no vasto universo de possibilidades da gamificação, a Etermax Brand Gamification decidiu realizar uma visita ao escritório da End to End, uma empresa renomada no ramo do marketing esportivo no Brasil, para um evento presencial de grande importância. O Roadshow aconteceu em São Paulo (SP) no dia 15 de abril, reunindo um público especializado ávido por novidades nesse mercado em constante evolução.
Na ocasião, Juan Pablo Veiga, VP da Etermax Brand Gamification, atravessou fronteiras vindo diretamente da Argentina para um encontro estratégico com parceiros locais, onde apresentou as mais recentes inovações e tendências no universo do entretenimento gamer, especialmente voltado para transmissões esportivas, campeonatos e engajamento de torcedores e audiências.
A gamificação tem se destacado e se firmado como uma ferramenta poderosa nos últimos anos. A capacidade de incorporar jogos e quizzes através de QR Codes em diversos setores, especialmente no segmento esportivo, tem sido amplamente reconhecida. Segundo Juan, ‘A gamificação tem sido uma solução chave para fidelizar torcedores, principalmente nos grandes clubes que estão adotando tecnologias gamificadas de forma cada vez mais abrangente.’
A Etermax, responsável pelo desenvolvimento do renomado Trivia Crack, um jogo lançado em 2013 que conquistou popularidade mundial, é uma das empresas líderes nesse mercado. Os jogos Trivia (conhecidos no Brasil como Perguntados) estão presentes em 180 países e em 34 idiomas, demonstrando a abrangência e alcance dessa plataforma de entretenimento.
Além disso, a empresa estabeleceu parcerias estratégicas para oferecer tecnologia de ponta em streamings como a Netflix, onde introduziram a primeira gamificação da plataforma, o Trivia Quest, em nível global. Durante a apresentação, Juan ressaltou a versatilidade da gamificação no setor esportivo, destacando a possibilidade de personalização dos jogos de acordo com o interesse do cliente.
Andressa Scasso, Country Manager da Etermax Brand Gamification no Brasil, enfatizou a diversidade de recursos oferecidos pela ferramenta. Segundo ela, ‘Os projetos podem ser adaptados para diferentes dispositivos e modalidades, garantindo uma experiência única para os usuários. As possibilidades são inúmeras, desde a integração do jogo em plataformas específicas do cliente até a oferta de descontos exclusivos e premiações dentro de estádios.’
Durante o evento, foram mencionados casos de sucesso e parcerias notáveis, como com a seleção argentina, o Barcelona Futebol Clube e a NFL, que evidenciam o impacto positivo da gamificação no engajamento dos fãs. Os representantes da End to End demonstraram interesse nas soluções apresentadas, reconhecendo a importância crescente da gamificação no mundo dos esportes.
Renan Borges, CTO da End to End, ressaltou a relevância da gamificação para o futuro do cenário esportivo, declarando que ‘A gamificação é fundamental para atrair e envolver novos torcedores, especialmente as gerações mais jovens. É uma estratégia inteligente e eficaz para fortalecer a relação entre os clubes e seu público, abrindo novas oportunidades de interação e engajamento.’ A tendência é clara: a gamificação veio para revolucionar a forma como vivenciamos o entretenimento, o esporte e a competição.
Fonte: @ Ad News
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