Designer busca criador de jogo soviético em Moscou nos anos 80. Encontra pesquisador de habilidades matemáticas que criou protótipo de jogo de computador com formas geométricas caindo.
Quatro décadas atrás, um jovem pesquisador soviético desenvolveu um Tetris diferente de qualquer outro. Em 1984, Alexey Pajitnov, desanimado com suas tarefas no centro de informática de um instituto em Moscou, descobriu uma nova aplicação para suas habilidades matemáticas: ele inventou um Tetris.
Desde então, o Tetris se tornou um clássico dos jogos de computador, conquistando fãs em todo o mundo. A simplicidade e a complexidade desse jogo cativam gerações, tornando o Tetris um marco na história dos videogames.
Tetris: O Jogo de Computador Soviético
O primeiro protótipo do jogo para o computador de fabricação soviética Elektronika 60 foi lançado em 6 de junho de 1984. Assim que o primeiro protótipo começou a ser criado, todos ficaram muito curiosos e pediram para experimentar, contou Pajitnov ao podcast Witness History, da BBC, em 2011. Todo mundo experimentou o jogo e adorou, inclusive eu.
Inspiração no pentaminó e Habilidades Matemáticas
Este foi o início do Tetris — um jogo brilhantemente simples, mas ainda assim cativante, destinado a dominar o mundo com a sua popularidade. A ideia foi baseada em um clássico jogo de pentominó, em que figuras geométricas angulares de formas estranhas precisam ser ajustadas com precisão entre si para criar uma forma contínua e sem espaços. Tetris usa uma ideia muito semelhante: o jogador deve colocar formas geométricas que estão caindo, compostas por quatro quadrados cada (também chamadas de ‘tetraminós’), em uma caixa vertical para que formem linhas sólidas, de ponta a ponta.
A quase total ausência de computadores pessoais na União Soviética não foi um obstáculo à difusão deste jogo. Ele foi copiado de uma máquina para outra, passando entre os poucos usuários de computadores em todo o país.
Interesse Mundial e Novas Formas Geométricas
Um fabricante britânico esbarrou com o jogo na Hungria e decidiu negociar os direitos de distribuição com o governo russo. Em pouco tempo, o Tetris tinha conquistado europeus e norte-americanos. A indústria avançou rapidamente e, no final da década de 1980, surgiu uma nova maneira de jogar: os consoles portáteis como o Gameboy.
Em 1989, o designer Henk Rogers trabalhava para uma empresa japonesa quando percebeu um potencial maior para o jogo soviético. Então, ele decidiu transferi-lo de computadores grandes para dispositivos portáteis. Mas, para fazer isso, ele precisava obter os direitos de distribuição de seu criador. Em busca do pai de Tetris, Rogers foi a Moscou.
A Busca pelo Criador e a Cortina de Ferro
Era uma época em que as relações entre a União Soviética e o Ocidente estavam começando a aquecer após décadas de Guerra Fria. A princípio, Moscou em fevereiro causou uma impressão ruim em Rogers. O céu estava cinzento e a TV e o rádio do hotel não funcionavam.
Rogers procurava o escritório da Elektronorgtechnica, ou Elorg, uma agência soviética que importava e exportava hardware e software. Ele contratou uma intérprete, que também era sua motorista. Uma tarde, ela o levou à Elorg, mas recusou-se a entrar com Rogers, ‘porque não foi convidada’. Juntando coragem, ele entrou sozinho.
Ele conseguiu explicar de alguma forma que estava querendo comprar os direitos do Tetris, o que imediatamente causou alvoroço em todo o prédio. Ele foi apresentado a Alexey Pajitnov junto com outras oito pessoas, ‘incluindo agentes da KGB [a polícia secreta soviética] e Deus sabe quem’. Rogers foi interrogado por horas, ele conta. ‘Eles queriam…
Fonte: © G1 – Globo Mundo
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